Caráter, uma bela frase e o homem

porco-piscina

Tenho um amigo que diz que a sociedade é dividida em 2 partes: a primeira, são as pessoas que decoram muitas frases de famosos, filósofos e do Ghandi. Já a outra parte, são pessoas que não têm muitas frases, como eu. De qualquer modo, guardo algumas boas frases na lembrança. Uma em especial, se refere ao caráter de um homem, e foi proferida por um filósofo que não me recordo seu nome, e a frase só me recordo da essência: o verdadeiro caráter de um homem somente se mostra em uma situação crítica.

Essa frase é uma constante nas minhas reflexões, pois até hoje não consegui resolver. Na realidade, não sei como reagiria a uma situação dessas. Às vezes imagino situações como a do rapaz que estava voltando do trabalho pela Marginal Tietê em São Paulo em um dia chuvoso quando viu uma criança no rio. Então parou o carro na grama e se jogou na água para então resgatar a criança. Lembrando que o Tietê é não é um riacho, e o risco de morte ao atravessar ou nadar nele é altíssimo, ainda mais em dias de chuva.

O que você teria feito se fosse o rapaz? Qual é o seu caráter? -Não consigo responder essa pergunta. Talvez tivesse ligado para os bombeiros, não sei. Só saberei quando passar por uma situação dessas – é somente nessas horas que o verdadeiro caráter de um homem aparece.

Imagine então outras situações críticas, como uma guerra, onde você deve atravessar um campo minado com tiros de todos os lados para resgatar um amigo que perdeu a perna, ou até mesmo um pai que abdica do seu tempo e saúde trabalhando em 2, 3 empregos para pagar a educação da filha. Se oferecerem 10 milhões de reais para matar uma pessoa, você faria?

Segundo a definição da Wikipédia, caráter é o termo que designa o aspecto da personalidade responsável pela forma habitual e constante de agir peculiar a cada indivíduo; esta qualidade, é inerente somente à uma pessoa, pois é o conjunto dos traços particulares, o modo de ser desta; sua índole, sua natureza e temperamento. O conjunto das qualidades, boas ou más, de um indivíduo lhe determinam a conduta e a concepção moral; seu gênio, humor, temperamento, este, sendo resultado de progressiva adaptação constitucional do sujeito às condições ambientais, familiares, pedagógicas e sociais.

A fonte ainda diz que caráter é, em definição mais simples, sinônimo de índole, termo usado de forma infeliz para justificar a pena de morte e outras punições. O problema é que o termo atende por um significado mais amplo que o do dicionário (temperamento, comportamento). As pessoas acreditam que todos nascem com índoles, que podem ser boas ou ruins. Um assassino então teria uma índole ruim, e dessa forma não é possível mudar seu comportamento. Quando penso nisso, logo o meu lado racional me cutuca. Não é possível que um bebê com 1 mês de vida já tem o seu comportamento definido. Alguns defendem que o comportamento da pessoa é formado nos primeiros anos de idade – concordo em parte, mas acredito que um idoso de 60 anos pode mudar – se quiser. Eu e minha careca também somos prova de que é possível rs.

E a questão da índole ser imutável atinge a sociedade como um todo. Sabe aquelas coisas de que o brasileiro é acomodado, malandro e deixa tudo para última hora? É um traço do nosso caráter coletivo que se mostrou décadas atrás, porém continuamos ouvindo reproduzindo e justificando nossos atos embasados nessas características. Precisamos compreender que as mudanças a nossa volta, é obra da gente, e não de algo pré-definido, predestinado. Se você deu a volta ao mundo a pé, foi graças ao seu esforço, e não graças a Deus. Enquanto continuarmos com essa atitude, serão poucas as chances de mudar.

Essa questão do caráter pode também ser aplicada na metáfora das máscaras de uma pessoa. Não dizem que em cada situação usamos uma máscara para nos proteger? No trabalho você usa uma máscara de pessoa pró-ativa (urgh, odeio essa palavra), com os amigos põe a da pessoa brincalhona, e por aí vai. No final das contas, sortudo é quem consegue enxergar a si próprio no espelho. O Lash, um grande amigo meu, me contou uma vezque para descobrir quem você é de verdade, basta imaginar alguma situação que viveste. Quando fizer isso, imagine-se como um observador do momento, esse então é você.

E, misturando a idéia das máscaras, com a teoria do ponto de observação (uma ação tem diferentes pontos de interpretação: 1. quem fez; 2. quem recebeu; 3. amigos, família, conhecidos; 4. observador de fora), podemos chegar próximo do caráter de alguém somando a visão do seu círculo com a visão de fora do observador. É como um funeral, quando as pessoas tecem comentários sobre o morto: “ele era um bom homem” ou “era corajoso”. Acho que devíamos incentivar esses comentários antes das pessoas morrerem rs. Aposto que salvaria vidas! Como dizia Nelson Cavaquinho, se quiser falar de mim, que o faça agora. Me dê as flores em vida, o carinho, a mão amiga, para aliviar meus zais. Depois que eu me chamar saudade, não preciso de vaidade, quero preces e nada mais.

Gostaria de um dia conhecer o meu verdadeiro caráter, e até lá, nada me impede de lutar pelo o que acredito!
Afinal, o sofrimento é passageiro. Desistir é para sempre (frase que li no vidro de um jipe rs)

 

Be Sociable, Share!

13 thoughts on “Caráter, uma bela frase e o homem

  1. Digo que sua intuição tem bom senso!
    De acordo com o estudo médico pediátrico, e posso falar com propriedade, pois como sabe sou médico formado, o DESENVOLVIMENTO de uma pessoa está relacionada a fatores intrínsecos (genéticos) e extrínsicos (ambientais).
    O desenvolvimento, que é a capacidade do ser humano realizar ao longo do tempo tarefas mais complexas, está intimamente ligado a formação do caráter.
    Sabe-se que os fatores genéticos tem menor importância quando comparados aos fatores ambientais… em um exemplo fácil: Imaginem o Filho do MIchael Jordan… Ele herda supostamente os genes do pai e tem um potêncial para crescer 2,30 metros (componente intrínseco – genético), contudo, por alguma razão, na sua infância não recebe alimentãçao adequada, passa por traumas psicológicos (que afeta o crescimento) etc..
    Dessa forma, apesar dele ter um POTENCIAL para crescer muito, ele não consegue desenvolver isso pois foi privado de fatores como a comida (fator extrínsico) que o permitiriam deflagrar todo o seu potencial genético.
    Dessa maneira, sabe-se hoje que os fatores do meio (ambiente) são muito marcantes no desenvolvimento e formação de caráter de uma pessoa. Não se discarta que um serial-killer tenha alguma predisposição genética, mas com certeza, boa parte de sua índole assassina está ligada a fatores que influenciaram na criação de sua personalidade!

    Continuando, o caráter não é uma entidade estática… ele está em constante mutação! Os grandes homens são aqueles que observam os pontos positivos e acabam incorporando-os ao seu comportamento. Soma-se cada ação e atitude do seu dia-a-dia estando nós portanto em constantemente remodelando de nosso caráter. Um exemplo? Olhe para sua infância, você não é o garoto de 10 anos atrás e está longe de ser o grande homem que será daqui 10 anos. Veja seus pais, namorados e amigos… olhem para 10 anos atrás e lembrem-se como eles eram… e como se tornaram mais doces ou amargos, mais tolerantes ou impacientes, mais queridos ou isolados. Veja pessoas que passaram por grandes traumas, que encararam de perto a morte… como elas mudam… como encaram o mundo de maneira diferente.

    … Mas de fato… talvez muitos de nós nunca venham a conhecer seu verdadeiro caráter, ou ainda mais, a imagem que espelham nas outras pessoas.
    O Murilo por exemplo, amigo de infância… Quando o conheci era um menino atrapalhado, inseguro e muito alegre.
    As mudanças que vejo em 10 anos são visíveis e marcantes… Cursou uma das grandes faculdades de publicidade de São Paulo, tornou-se um homem de valores, solidificou segurança em sua pessoa e o melhor… tudo isso mantendo aquela alegria de 10 anos atrás.
    Essa imagem que acabo de resumir acima é a que talvez o Murilo nunca venha a ter total conhecimento… a imagem que os outros formam de nossas pessoas.
    E ai Murilão… pular ou não pular no Tietê? Se precisa-se discursar sobre o seu caráter , não sei se saberia dizer com certeza se você pularia no rio para salvar a criança… Mas uma coisa eu posso dizer, e para mim é a sua característica mais marcante … Se resolve-se pular, com certeza iria até os últimos limites e com mais certeza ainda saberia que traria viva a criança.

    De tudo que vi o Murilo se comprometer a fazer até hoje (tocar cavaco, surfar, terminar uma faculdade etc…) nunca o vi falhar, pelo contrário, sempre o vi superando os obstáculos. Com esforço e dedicação conseguiu brilhantemente se destacar!

    De tudo que eu falei, a mais importante mensagem que fica é a seguinte:
    Lute, acredite e trabalhe duro para concretizar seus ideais. Siga seus valores e acima de tudo faça o que for fazer, mas FAÇA COM O CORAÇÃO. Por experiência própria: As pessoas sentem quando você faz de coração… e dessa maneira seu trabalho e resultado tendem sempre a brilhar.
    Como eu disse no discurso de minha formatura:
    Saiba que nenhum homem se torna de um momento para o outro, diferente dos hábitos e pensamentos que passou a vida inteira cultivando.

    Abraços

    Lauro Otsuka Jr

  2. caramba, isso que é um comentário ! rs

    valeu pela aula!! achei bem legal as ideias e exemplos.
    pensando assim, da pra pirar tentando imaginar a infinidade de caminhos que poderiamos seguir desde o nascimento, levando em conta os fatores geneticos e ambientais.

    e valeu pelas palavras diretas! me emocionaram, pq foram todas positivas uahuahauhauhauhauhauha

  3. o carater, acredito que nós o construimos durante a vida, com os erros e conquistas, perdas e ganhos ….ele vai se moldando…

    concordo que as pessoas possam mudar, qualquer um, com qualquer idade….não interessa quando e como. O que importa é o querer mudar…

    Quanto ao sofrimento, ele sempre será passageiro…
    Como dizia Cartola…

    “Amanhã,

    A tristeza vai transformar-se em alegria,

    E o sol vai brilhar no céu de um novo dia,

    Vamos sair pelas ruas, pelas ruas da cidade,

    Peito aberto,

    Cara ao sol da felicidade…”

    MUITO BOM O TEXTO!

  4. Oloko!!!! que esse texto do lashman merecia ser um tópico e não um comentário hauahauahuaaha………….. muito bacana!

    Falando nisso adorei a frase “o sofrimento é passageiro. Desistir é para sempre” acho que de uma maneira ou de outra já adotava essa frase!…………..

    O bom de ter lido este tópico é saber que eu não sou o único querendo conhecer o “EU”………… hahahahahahaha abraços

  5. Mto bom o texto, assim como a frase “o sofrimento é passageiro. Desistir é para sempre”.
    E só lembrando que errar, todos erramos. Mas é melhor se arrepender por algo que você fez do que se lamentar por algo que vc não fez…

  6. Acredito que somos responsáveis por aqui que cativamos,inclusive da Felicidade, essa que sempre buscamos.Falando em frases ou letras, tem uma que adoro e retrata como penso, eu que quero tudo hoje, amor, felicidade, paz…tudo agora! Porque a vida meu amigo…essa é curta e no meu velório por favor, só quem goste de mim, odeio obrigaçoes sociais.

    “A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-se do sofrimento, perdemos também a felicidade. ” – Carlos Drumonnd de Andrade

  7. Minha mãe me dizia (sim, ela já morreu): Faça com que o seu futuro seja um passado de boas lembranças… só que lgumas vezes não dá tempo de anlisar, processar o momento e daí já viu, é um deslise na certa, tem gente que consegue agir naturalmente e leva a vida numa boa, outras, como eu, tem a maio difículdade, e como tenho. Fico contente q existe pessoas como vocês: de caráter.

  8. as pessoas so mudam quando querem ninguem obriga o outro a mudar quando ele nao quer e tempo nao muda as pessoas quem muda as pessoas é deus, porisso uma pessoa quando ja nasce sem caracter so deus muda ela pode vir alguem dizer dou-te 100 milhoes de dolares americano pra voce mudar se esta pessoa nao tiver deus nem a vontade de mudar e ter caracter ele nao muda por aucontrario so piora mas e mas.

  9. Que tipo de qualidade se pode dizer que a pessoa possua, quando ele preserva a amizade quando a mulher do amigo tenta o seduzir… provocando certas duvidas, será que devia? , mas acaba por não realizar !

  10. ANDRIO, eu sou dos que acreditam que a amizade estrapola até o carater.
    por ex, dependendo do amigo em questao, faria coisas como mentir e até piores pra safar ele..

    mas essa sua historia da mulher.. que coisa hein?

    eu já passei por isso e optei pela amizade. O problema é que virou uma confusão tao grande que perdi contato com todos os envolvidos rs.

    abs

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>